AVALIAÇÃO DO ALUNO: A FAVOR OU CONTRA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO?
1. Democratização do ensino e avaliação do aluno
· Democratização do acesso á educação escolar
· Por que necessitamos de escolarização?
· Como apropriar-se da informação e de suas complexas mediações
· Como vamos exigir nossos direitos?
· Educação como instrumento necessário
· Acesso Universal ao ensino como democratização
· Importância da Revolução Francesa !
· Sociedade Burguesa subtraiu as camadas populares do acesso á educação escolar
· Dificuldade de acesso ao ensino é um fator que atua contra a sua democratização
· A permanência do educando na escola e a consequente terminalidade escolar definem a democratização do ensino
· Permanência escolar com brechas dependendo das condições locais
· Desde a década de 30 se ver esse fenômeno de altas taxas de evasão, e nenhuma decisão foi tomada
· A sociedade burguesa procura por diversos mecanismos limitar o acesso e a permanência das crianças e jovens no processo de escolaridade
· A repetência e a terminalidade tem implicações sérias e graves contra a democratização do ensino
· A não permanência, o baixo nível de terminalidade e a qualidade de ensino são fatores antidemocráticos
· Permanência e terminalidade dão-se na intimidade da escola e aí a avaliação da aprendizagem possui um papel importante.
· Uma avaliação escolar conduzida de forma inadequada pode possibilitar a repetência, consequentemente evasão
· Testes mal-elaborados, leitura inadequada, uso insatisfatório dos resultados, autoritarismo e etc.. tornam a avaliação um instrumento antidemocrático
· Papel da avaliação da aprendizagem:
o Possibilitar uma qualificação da aprendizagem do educando, sem pensar em classificar
2. A atual prática da avaliação e democratização do ensino
· A avaliação educacional escolar se processa na sala de aula;
· Após a unidade de ensino os professores aplicam instrumentos para avaliar a aprendizagem do aluno;
· Os professores esperam que os alunos expressem seus entendimentos e compreensões dos conteúdos;
· Os instrumentos de avaliação são construídos baseados nas seguintes variáveis:
1. Conteúdo ensinado;
2. Conteúdo que pensa ter ensinado;
3. Conteúdos extras.
· Após elaboração do instrumento o professor faz uma revisão e por julgar fácil cria mais algumas dificuldades;
· Os professores atribuem notas que somadas formaram médias de aprovação ou reprovação sendo registradas no histórico escolar do aluno;
· As escolas além de provas finais utilizam outras atividades para avaliação, como: testes intermediários, trabalhos entre outras atividades;
· Entende-se avaliação como um juízo de qualidade sobre dados relevantes, tendo em vista uma tomada de decisão;
· São três as variáveis para que o ato de avaliar cumpra seu papel:
1. Juízo de qualidade
2. Dados relevantes da realidade
3. Tomada de decisão
· 1. Juízo de qualidade – são afirmações ou negações sobre algo, para atribuí-lo teremos que possuir um padrão ideal de qualidade.
· O professor compara os resultados das condutas do aluno com as expectativas de resultado do padrão ideal de julgamento;
· O juízo de qualidade deve estar fundado sobre os dados relevantes da realidade;
· 2. Dados relevantes da realidade – São as condutas aprendidas e manifestadas pelos alunos, sua aprendizagem será mais ou menos satisfatória baseado no padrão ideal;
· 3.Tomada de decisão – Baseia-se em três possibilidades:
1. Continuar na situação em que se está;
2. Introduzir modificações;
3. Suprimir a situação.
· Os professores dificilmente definem com clareza o padrão de qualidade que se espera da conduta do aluno;
· Um padrão ideal de aprendizagem seria o mínimo necessário naquilo que se estar ensinando;
· A prática da avaliação é atravessada por questões disciplinares, de controle dos alunos e castigo;
· Os dados relevantes deverão ser compatíveis com o objeto a ser avaliado e os objetivos que se tem;
· Os professores consideram dados irrelevantes para tornarem os seus instrumentos de avaliação mais difíceis;
· Pela avaliação reduzimos a criatividade e impedimos a construção do conhecimento do aluno manifestada por uma prática autoritária da avaliação e por isso antidemocrática;
· A avaliação é expressa por meio de algum símbolo, seja ele numérico ou verbal, as notas são símbolos numéricos e os conceitos são símbolos verbais;
· Essa média só pode ser obtida pelo fato de praticarmos um contrabando entre a qualidade e quantidade;
· O contrabando entre qualidade e quantidade é uma forma pela qual os alunos podem sem aprovados sem deter os conhecimentos necessários numa unidade de ensino;
· Se as escolas trabalhassem com o mínimo de conhecimentos, ela não teria necessidade de fazer média;
· A atual prática de avaliação escolar contém muito de antidemocrático.
3. Proposição de um encaminhamento: A avaliação diagnóstica
· A atual prática de avaliação escolar não viabiliza um processo de democratização do ensino
· Possibilita um processo cada vez menos democrático no que se refere à expansão do ensino e sua qualidade
· Partir para uma avaliação diagnóstica
· Modificar a avaliação de classificatória para diagnóstica
· Avaliação ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem
· Tomar decisões suficientes e satisfatórias para que possa avançar no seu processo de aprendizagem
· Saindo da ideologia de aprovação e reprovação e partindo para um diagnóstico da situação
· Se determinado conhecimento ou habilidade é essencial para o aluno, ele tem que adquirir
· Se não adquiriu aquele conhecimento tem que trabalhar para adquirir
· Comparação com um diagnóstico médico
· Todo inserir imagem com um diagnóstico médico
· Proposição da avaliação
· Avaliação como um instrumento de diagnóstico para o avanço
· Tendo funções de autocompreensão:
- do sistema de ensino
- professor
- aluno
· Fornecendo uma automotivação do aluno, já que o aluno poderá enxergar seu crescimento mediante os níveis de aprendizado
· Para que a avaliação cumpra essas funções, exige-se um rigor técnico que é:
- Medir resultados de aprendizagem claramente definidos, que estivessem em harmonia com os objetivos instrucionais
- Medir uma amostra adequada dos resultados de aprendizagem e o conteúdo de matéria incluída na instrução
- Conter os tipos de itens que são mais adequados para medir os resultados da aprendizagem desejados
- Ser planejados para se ajustar aos usos particulares a serem feitos dos resultados
- Ser construídos tão fidedignos quanto possível e, em consequência, ser interpretados com cautela
- Ser utilizados para melhorar a aprendizagem do estudante do sistema de ensino
Referência:
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação do aluno: a favor ou contra democratização do ensino? In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p.95-118.
Referência:
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação do aluno: a favor ou contra democratização do ensino? In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p.95-118.
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